15 de março de 2016

Conhecendo novas realidades

Em janeiro deste ano decidimos fazer um grande desfile de lançamento da coleção Outono/Inverno e como de costume, fomos em busca de uma instituição filantrópica!
Foi uma grata surpresa…

Optamos pela parceria com a Escola Especial Professor Alfredo Dub, e com isso, tivemos a oportunidade de conhecer sua história, suas pessoas, seus momentos difíceis e seus atos de superação. 
Descobrimos que foi criada hà 63 anos pela educadora Maria Magalhães. Essa mulher maravilhosa, que dedicou sua vida à escola, também a manteve com recursos próprios durante muitos anos. O terreno onde hoje a escola existe e o projeto da construção foram uma doação.

Inicialmente a escola atendia todos os tipos de deficiência, sendo considerada a primeira escola de inclusão educacional de Pelotas, e com o passar dos anos, o trabalho com pessoas com surdez foi ganhando espaço e se especializando.

O nome Alfredo Dub, vem de um amigo foniatra radicado na Argentina que deu todas as dicas para a Professora Maria Magalhães seguir adiante com um trabalho digno de orgulho para nossa cidade, e ela generosamente batizou a escola com seu nome.
Essa escola pioneira na inclusão educacional, atende diariamente 100 alunos da estimulação precoce, educação infantil, ensino fundamental completo e EJA, ministrados em LIBRAS e 200 alunos através do CIAE ( Centro Integrado de Atendimento Educacional), que tem como prioridade preparar e viabilizar a inclusão escolar como um todo.

O atendimento é gratuito e sobrevive de convênios com a Prefeitura de Pelotas, Governo Estadual e Federal, mesmo assim, os recursos são insuficientes para a manutenção dos 55 profissionais que atuam na casa. Os alunos passam turno integral na escola e recebem até 4 refeições por dia, além disso, descobrimos que o clamor maior da comunidade surda é implantar o ensino médio ministrado em LIBRAS, pois apenas duas escolas da rede de ensino em Pelotas aceitam atender alunos com surdez e possuem intérpretes para este fim.

Essa realidade assusta, mas ao mesmo tempo, instiga e inspira!
Aos profissionais da escola: “Que gente corajosa e comprometida!”

Teremos o maior orgulho em ajudar a transformar esse sonho em realidade e sei que você também fará parte dessa história. 

Dia 06 de Abril, temos um compromisso com a inclusão social e com uma certeza em nossos corações: estamos fazendo o que é certo!




Eliza Andrade

Parcerias: 
Carla Oliveira Acessórios, Ewan Carvalho, Ivan Medeiros, My Shoes e Universidade Federal de Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário